sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Perspectivas de Curriculo

Penso que a natureza do currículo pode tornar-se mais clara quando relacionamos o termo "Currículo" com o ensino, nas suas actividades escolares ou curriculares e extracurriculares. Importante, também, é efectuar a distinção entre Currículo Formal, Informal e Oculto.
Centrando-nos no processo educativo actual, podemos definir o Currículo Formal, como sendo, o plano de ensino-aprendizagem, contendo os objectivos, conteúdos e actividades, pretendendo promover as aprendizagens formais dos alunos. Representa a obrigação formal do professor, traduz-se num horário lectivo semanal para os alunos e professor e no cumprimento de programas previamente concebidos.
O Currículo Informal, refere-se a todas as actividades estruturadas ou não estruturadas que decorram para além das actividades lectivas dos alunos. Pode considerar-se parte do currículo informal actividades como: visitas de estudo, actividades desportivas, cívicas culturais que decorrem na escola como actividades extra-lectivas. No sistema educativo actual são exemplo, os clubes, o desporto escolar, as associações de estudantes, entre outras. No entanto estas actividades informais não devem estar dissociadas das actividades formais, visto que não deverão prejudicar o desenrolar das actividades formais.
Paralelamente ao currículo formal e informal, aparece o termo Currículo Oculto ou também designado por currículo “escondido”. Este conceito de currículo designam as aprendizagens adquiridas pelos alunos que não se encontram explicitamente definidas no currículo formal, e ainda, as respeitantes à aquisição de valores, atitudes, processos de socialização em que estão envolvidos. Dewey, defendia que estas aprendizagens não devem ser desconsideradas, ao afirmar que: “A aprendizagem colateral, no sentido, de formação de atitudes, aversões ou gostos duradouros, talvez seja e é, muitas vezes, mais importante do que a lição de ortografia, geografia, ou história que se está a aprender” (Dewey, 1969 p.48).
Para compreender-mos a importância e as implicações deste currículo para o currículo formal, torna-se importante clarificar algumas das suas características. Uma das características principais é o facto de as aprendizagens serem mais lentas mais duradouras e exercerem bastante influência futura sobre os alunos. Outro aspecto importante é que por vezes estas aprendizagens podem ser contraditórias em relação ao ensino mais formal, isto é, se por exemplo pretendermos que os nossos alunos sejam críticos em relação à sociedade, e por outro lado as suas vivências sociais ou religiosas apelam no sentido contrário, iremos encontrar resistência por parte do aluno.
Deste modo, é importante que quando se reflecte sobre melhorias ou alterações a efectuar nos currículos, todas estas vertentes do currículo sejam tidas em conta.

2 comentários:

HELENA disse...

eSTOU CURSANDO UMA PÓS E MUITO PROVEITO TIVE COM RELAÇÃO A SUA DESCRIÇÃO SOBRE CURRICULO, OBRIGADA, E SEJA FELIZ SEMPRE.

Anónimo disse...

Muito obrigada! você ajudou muito em meu trabalho, beijos