sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Definir Currículo

Não existe uma definição clara e unívoca sobre o que se entende por currículo.
De uma perspectiva mais tradicional (associada à teoria tradicional) o currículo aparece como um conjunto de objectivos específicos, procedimentos e métodos para a obtenção de resultados que deverão poder ser medidos. Bobbit (1918) defendia, através do seu modelo de currículo, que a escola deveria funcionar como uma empresa comercial ou industrial, onde os alunos seriam o produto final.
Nos anos 60, associado às revoluções ideológicas, esta visão mais tradicional começou a ser questionada por diversos pensadores e surgem novas formas de pensar o currículo, associadas às teorias críticas. Giroux, por exemplo, defendia que " O currículo não está directamente envolvido na transmissão de factos e objectivos. O currículo é um local onde activamente se produzem criam significados sociais."
Mais recentemente surgem as teorias pós-criticas as quais defendem um currículo baseado no multiculturalismo, onde se devem destacar a diversidade das manifestações culturais do mundo actual. Nesse sentido surgem os conceitos de currículos abertos e dinâmicos. Algo já tem sido feito nesse sentido, há no entanto, muito ainda a fazer....
Através das minhas leituras, elaborei um documento sobre o currículo, que poderá ser consultado em: http://docs.google.com/Doc?id=dd75ntct_0hbhq4s2n.

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