domingo, 19 de outubro de 2008

Colaborar / Comunicar Online?

Desde o início dos tempos que o ser humano necessitou de desenvolver métodos e formas de comunicação, que lhe permitisse comunicar com os outros. E ao longo dos tempos foram surgindo novas tecnologias e formas que permitem maior eficácia na “arte” de comunicar.
Quando me interrogo porquê comunicar/colaborar online, os primeiros aspectos em que penso, são as grandes vantagens que podemos retirar desta forma de comunicação. Vantagens ao nível da redução de custos e de tempo, comodidade para os utilizadores, interactividade, comunicação em tempo real, rapidez no acesso à informação, partilha de conhecimento, elevada atractividade, entre outras.
Várias ferramentas e aplicações têm surgido nos últimos anos, que permitem retirar partido da Internet para comunicar e colaborar. Ferramentas de comunicação como: e-mail, Instant Messaging, Skype, GoogleTalk, Chats, ICQ e ferramentas viradas para a colaboração online como: Forúns, Wiki, Plataforma LMS, Plataforma CMS, Blogs, Dicionários Online, entre muitas outras. Surge também o conceito de Web 2.0, associado a todas estas ferramentas de comunicação, onde os utilizadores deixam de ter um papel apenas de consulta, para passarem a poder ter um papel mais interactivo na Internet, podendo editar e criar conhecimento e colaborativamente. Estamos assim, perante um novo paradigma de socialização, utilizando a Internet, hoje em dia facilmente encontramos redes sociais, grupos de discussão, grupos de notícias, onde podemos comunicar e participar livremente.
Este novo paradigma dá origem a dois novos conceitos, o CSCL (Computer Supported Collaborative Learning) e CSCW (Computer Supported Collaborative Work).
O CSCL é caracterizado pela aprendizagem colaborativa apoiada por recursos computacionais e pode ser definido como uma estratégia educativa onde dois ou mais sujeitos constroem conhecimento, através de discussões, reflexões, partilha de conhecimento, através de todos estes recursos computacionais (Borges, 1995).
A escolha de um ambiente informático on-line para aprendizagem colaborativa, prende-se com as vantagens que este proporciona, das quais podemos destacar:
- a possibilidade de colaboração sem restrição de tempo e de local;
- melhorar a dinâmica de grupo, uma vez que, cada elemento sente que o seu contributo é importante para a construção do conhecimento;
- aumenta as competências sociais, de interacção e comunicação efectivas;
- incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico e a abertura mental;
- permite conhecer diferentes temas e adquirir nova informação;
- reforça a ideia que cada aluno é um professor (a aprendizagem emerge do diálogo activo entre professores alunos);
- diminui os sentimento de isolamento e de temor à crítica;
- aumenta a segurança em si mesmo, a auto estima e a integração no grupo;
- fortalece o sentimento de solidariedade e respeito mútuo, baseado nos resultados do trabalho em grupo.
Segundo Vygostsky (1998), quando se trabalha num cenário colaborativo, os estudantes trocam ideias para colaborar na conquista dos objectivos compartilhados. Quando surgem dúvidas no trabalho, a combinação da sua actividade com a comunicação é o que conduz a aprendizagem. Num esquema de aprendizagem on-line colaborativa, o estudante deixa de ter o papel passivo recebendo apenas a informação do professor, para passar a ser um dos condutores na construção do conhecimento. Temos que pensar que para os nossos alunos será relativamente fácil utilizar estas tecnologias uma vez que são tecnologias que eles próprios “dominam”, trata-se apenas de as utilizarem para construir colaborar e construir conhecimento.
Como abordou Marc Prensky,no seu artigo “adopt and adapt”, será que devemos continuar com as políticas de bloqueio de parte destas ferramentas nas escolas, quando está visto que se tornaram mais valias para a construção de conhecimento? Os alunos, hoje em dia, como “Digital Natives” exigem que o recurso ao uso destas tecnologias seja uma realidade.
New Things in New Ways . ( Prensky, 2006)

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